10 Minutos de leitura 15 fev 2018
Capitão de veleiro feminino em casaco vermelho

Como dar a uma IPO a melhor chance de sucesso a longo prazo

Por Martin Steinbach

EY EMEIA IPO Leader

Over 20 years of experience in the corporate finance field: IPO, M&A, private equity, venture capital and mezzanine finance. IPO thought leader.

10 Minutos de leitura 15 fev 2018
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Aqui estão algumas considerações estratégicas para as empresas implementarem antes, durante e depois do lançamento do IPO.

As empresas que obtiveram uma Oferta Pública Inicial (IPO) bem sucedida sabem que o processo envolve a transformação completa das pessoas, processos e cultura da organização.

Isso significa que a preparação é fundamental – fazer um movimento antes que você esteja pronto pode transformar uma estratégia projetada, para impulsionar o crescimento, em um risco significativo. Descobrimos que os candidatos a IPO mais bem-sucedidos muitas vezes passam dois anos ou mais construindo processos de negócios e infraestrutura, recrutando talentos executivos e de consultoria, se colocando na frente de questões financeiras e de relatórios e garantindo o compromisso do conselho de administração e de outras partes interessadas importantes com sua estratégia.

Você pode baixar nosso relatório completo aqui.

Ao longo da jornada de valor do IPO para se tornar uma empresa pública, uma organização deve lembrar de se preparar não só para o momento de definição da cerimônia do IPO – o toque do sino – mas também para toda uma nova fase da vida corporativa após a realização do IPO.

É por isso que os melhores desempenhos do mercado tratam a IPO como um processo transformacional a longo prazo.

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Capítulo 1

Porque considerar ir a público?

Uma IPO pode ser uma opção atraente para organizações de diversos setores e formações, e pode ajudar a atingir diversos objetivos.

Uma OPI é a primeira venda das ações de uma empresa ao público e a cotação das ações numa bolsa de valores. Permite a uma empresa angariar capital para desenvolver as suas atividades através da criação de novas ações emitidas – ou da venda de ações existentes.

Isso significa que uma listagem bem-sucedida pode ajudar sua empresa a desbloquear o acesso ao financiamento para concluir uma aquisição estratégica, criar oportunidades para expandir seu negócio em novos mercados ou oferecer uma oportunidade de saída para seu private equity ou outros investidores. Além disso, também pode melhorar as percepções de seu negócio e marca com clientes, fornecedores e funcionários.

Há muitas situações – e misturas de motivações – que podem levar as empresas a começar a avaliar uma IPO como uma de suas opções estratégicas. Por exemplo:

  • Empresas de alto crescimento: IPO para financiar inovação, crescimento, aquisições e internacionalização
  • Proprietários de private equity (PE) e venture capital (VC): IPO como forma de sair e financiar o crescimento das empresas em carteira
  • Empresa familiar - a empresa: IPO como parte integrante do plano de sucessão e para separar gestão e propriedade 
  • Empresa familiar – o proprietário: IPO para diversificar a riqueza e gerir melhor a sucessão
  • Empresas em expansão: IPO como forma de melhor atrair talentos e incentivar a gestão
  • Conglomerados: IPO como uma operação de autonomização e saída parcial ou total de unidades de negócio 
  • Entidades estatais: IPO para privatizar

Mas também é importante lembrar que uma IPO bem sucedida não se trata apenas de saber se o mercado está pronto para você, mas – mais importante –você está pronto para o mercado? Sabe por que entrar? Se você quiser baixar o relatório completo, procure por "mostrar recursos" no lado esquerdo da página.

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Capítulo 2

Os prós e contras de se tornar público

Uma IPO não é para todos: avalie os potenciais benefícios e armadilhas para maximizar suas chances de sucesso.

Não importa suas circunstâncias, cada organização é diferente – e enfrenta diferentes desafios e objetivos. E mesmo que uma IPO pareça certa hoje em dia, ninguém pode garantir que as condições do mercado de ações estarão certas quando a preparação estiver concluída. É por isso que muitas empresas se preparam para uma possível IPO ao mesmo tempo em que buscam uma venda comercial, fusões e aquisições ou outros financiamentos.

A pergunta chave não é: "Uma IPO pode ser uma opção?" – é: "Será que um IPO pode ser a opção certa?"

Para ter certeza de que você esteja tomando a decisão certa, é preciso muita investigação. E, como em qualquer movimento estratégico significativo, ao pesar as suas opções e determinar os melhores avanços, você deve traçar várias opções e considerar diferentes caminhos, antes de se comprometer totalmente com uma escolha.

Isto está de acordo com a primeira pergunta de investidores em um road show de IPO:

Por que você está se tornando público e como você usaria os lucros de uma IPO?

A resposta a estas questões é fundamental para o êxito da divulgação pública. Se estiver à procura de um novo crescimento, uma IPO ou uma venda no mercado de fusões e aquisições são opções estratégicas válidas para acionistas e empresários considerarem, juntamente com a dívida, empréstimos de bancos ou ofertas de obrigações. Mas não vai ser a opção certa para todos.

Para garantir que você está dando o passo certo, é importante avaliar todas as transações possíveis que possam servir como trampolins ou alternativas atraentes para uma listagem pública no contexto de objetivos de acionistas e corporativos – bem como qual mercado de capitais, bolsa de valores e segmento de listagem faz mais sentido. E lembre-se, embora haja uma série de benefícios em se tornar público, há também algumas desvantagens:

Prós

Contras

Acesso eficiente os mercados de capitais para angariar fundos através de ofertas de ações e obrigações  

Tarefas que consomem tempo, nomeadamente no domínio das relações com investidores e do governo das sociedades

Flexibilidade para negociar ações com alta liquidez e valorização diária

Maior transparência e requisitos de divulgação

Maior atenção, melhor reconhecimento da marca e prestígio junto dos consumidores

Custos totais de flotação IPO

Ações que funcionam como novas moedas líquidas de Fusões e Aquisições

Custos adicionais associados aos requisitos em andamento como uma empresa listada na bolsa

Potencial para diversificar a riqueza do lado dos acionistas

Novos investidores com direito a voto

Aumento da capacidade de atrair, reter, recompensar e incentivar funcionários valiosos

Pressão para cumprir as suas promessas

Considere esses prós e contras cuidadosamente – e, além disso, pergunte a si mesmo:

  • As suas finanças fazem sentido e o desempenho da sua empresa é consistente ano após ano?
  • A gestão está no lugar e pronta para os obstáculos que os esperam?
  • A sua história está pronta para ser contada, e será abraçada?

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Capítulo 3

Quatro fases de uma jornada de valor de IPO bem-sucedida

Apresentando o seu guia para se tornar público.

Preparar-se para uma oferta pública significa implementar mudanças em toda a empresa, organização e cultura corporativa. Como uma empresa pública, você estará sujeita a maiores requisitos de arquivamento, transparência, conformidade, escrutínio por investidores e analistas, e responsabilidade geral pelo cumprimento das promessas.

A coisa mais importante é abordar o IPO como um processo transformacional e não apenas como um evento de financiamento – e começar cedo. A partir de nossa experiência de mais de 30 anos trabalhando com empresas antes, durante e depois de sua jornada para a abertura de capital, identificamos quatro fases-chave – cada uma com vários passos importantes – para maximizar suas chances de sucesso. Juntos, estes formam a estrutura do nosso Guia para se tornar público.

Fase 1: Considerações estratégicas e planeamento da OPI

12-24 meses antes do IPO

  • Avaliar opções estratégicas e realizar um exame de saúde, idealmente uma avaliação de prontidão e diagnóstico de IPO.  
  • Decidir sobre a opção preferida, um Plano B e configurar recursos e seu escritório de gerenciamento de projetos de IPO. 
  • Preparar sistemas de grupo, novas funções e otimização fiscal ao nível da empresa e dos acionistas. 
  • Começar a construir infraestruturas de mercado de capitais e/ou fazer ajustes estruturais para atingir a preparação para a IPO.

Fase 2: Preparação do IPO

6-12 meses antes do IPO

  • Aperfeiçoar o plano de negócios e o livro informativo da IPO, e preparar materiais de apresentação para bancos, analistas e investidores.
  • Construir a equipe de IPO certa (banqueiros, advogados, auditores, relações com investidores e outros consultores).
  • Definir o cronograma de IPO alvo, iniciar due diligence e preparar o conceito de oferta.
  • Aperfeiçoar a história das ações e a estrutura de avaliação com base no feedback inicial dos investidores.

Fase 3: transação de IPO

1-6 meses antes do IPO

  • Preparar informações financeiras e outros conteúdos importantes para a primeira versão do prospecto de oferta.
  • Gerir o processo de arquivamento, finalizar o prospecto e obter a aprovação do regulador e da bolsa de valores.
  • Lançar o roadshow do investidor, para atrair os investidores certos nos principais pools de capital com o tempo de mercado certo.
  • Construir a carteira de ordens IPO, determinar o preço de emissão e alocar ordens aos investidores.

Fase 4: IPO e ser público

Pós-IPO

  • Aproveite a cerimônia de IPO e cumpra suas promessas como uma empresa pública que atrai mais atenção da mídia.
  • Mobilizar relações com investidores, road shows e marketing de investidores com base no calendário de RI.
  • Gerenciar as expectativas dos investidores com previsões eficientes e usar os recursos da IPO.
  • Fornecer relatórios e divulgações externas de alta qualidade e boa governança corporativa.
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Capítulo 4

Criação de valor a longo prazo como empresa pública

Encontre a estratégia contínua certa para que não se arrependa da sua IPO.

Com a transação fora do caminho, pode ser tentador relaxar e continuar com uma mentalidade de business as usual. Mas assim que a sua empresa se torna pública, começa o verdadeiro trabalho de gerir uma nova empresa. Na nossa experiência, se a empresa quer se destacar no mercado, deve seguir em frente com um ritmo consistente – se não ampliado.

A menos que o interesse do mercado na empresa seja adequada e cuidadosamente mantido após a IPO, a euforia inicial e o interesse da imprensa desaparecerão rapidamente. O volume de negociação e o valor das ações da empresa também podem diminuir.

Isto significa que uma estratégia de pós-venda é vital para manter o valor e os benefícios da abertura de capital. Quase assim que o IPO termina, começa o processo de recontagem e ajuste fino da história de equidade da sua empresa.

Cumprir - e gerir - as expectativas

Os mercados públicos são um lugar implacável. A administração deve buscar a precisão nas projeções e previsões para que as metas estejam sendo atingidas trimestre após trimestre. Para uma empresa de capital aberto, uma única notícia negativa que não seja bem administrada pela função de Relações com Investidores (RI) pode ter um impacto significativo no preço das ações.

Mas agora que você é público, você também precisa permanecer nos olhos do público para manter o interesse dos investidores. Através de diálogo contínuo, participação em conferências e road shows, você deve cultivar um canal aberto de divulgação para potenciais investidores e para atingir analistas de um amplo universo de empresas.

A negociação de ações de hoje é dominada por muitas redes globais de alta velocidade e continua sendo um ambiente em rápida mutação com maior demanda por uma resposta mais rápida de RI às solicitações dos investidores. Isso significa que você deve desenvolver uma  estratégia de RI proativa  que atrairá o mix de propriedade ideal e o pipeline de longo prazo no mercado de reposição – visando o tipo de investidores que irão maximizar a liquidez e a avaliação.

Empresas de alto desempenho delegam as principais responsabilidades de comunicação à sua equipe de RI. O oficial de RI ajudará a construir sua estratégia e guiará a comunicação com os stakeholders e a mídia durante todo o processo de lançamento da IPO – e depois de torná-la pública.

Sustentando sua estratégia para o sucesso

As empresas privadas muitas vezes não estão cientes do nível de responsabilidade e escrutínio enfrentado quando se tornam públicas. Eles frequentemente subestimam o tempo e a habilidade necessários para cortejar um novo pipeline de investidores públicos e manter o apoio do mercado de reposição. Sendo recém-público, você adquire uma nova gama de partes interessadas que exigirão e exigirão muito mais transparência em seu negócio.

O crescimento é o principal motor dos líderes de mercado. Os investidores preferem as empresas que planejam usar os recursos da IPO para acelerar o crescimento, seja através da expansão de suas operações, entrada em novos mercados geográficos, aquisição de outras empresas, desenvolvimento de novos produtos e serviços, melhoria de marketing e branding ou atualização de tecnologia e infraestrutura.

Os melhores desempenhos do mercado geram valor para os acionistas a longo prazo, demonstrando relações com investidores e funções financeiras consistentemente eficazes e, mais importante ainda, excelência operacional.

Os esforços que as empresas fazem para preparar o negócio para a vida pública são inestimáveis, mas, pela nossa experiência, esta é apenas a base sobre a qual o sucesso é construído. É vital se preparar completamente para uma IPO e um pós-lançamento sustentado.

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Resumo

Para maximizar suas chances de transição bem-sucedida para a vida como uma empresa pública, é vital se preparar completamente. Mas todo o planejamento necessário para lançar uma IPO pode ser desperdiçado se seus esforços não forem sustentados após o lançamento.

Sobre este artigo

Por Martin Steinbach

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Over 20 years of experience in the corporate finance field: IPO, M&A, private equity, venture capital and mezzanine finance. IPO thought leader.

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