Nossa abordagem à IA

    O potencial da AI para criar um impacto humano positivo dependerá de uma abordagem responsável, centrada no ser humano, e que se concentre na criação de valor para todos.

    Resumo executivo

    • À medida que a tecnologia avança em velocidade, o que é certo é que a IA está pronta para remodelar a economia global, trazendo novas oportunidades - e novos riscos.
    • É hora de pensar melhor sobre como a inteligência da IA pode ajudar sua empresa a identificar oportunidades de criação de valor e aumentar o potencial das pessoas.
    • À medida que a IA se acelera, as empresas que não apenas entendem e adotam a tecnologia, mas a utilizam de forma responsável, podem obter uma vantagem sobre seus pares.

    É fácil se cansar das manchetes que nos dizem que o último avanço tecnológico "mudará tudo". Mas a IA generativa (GenAI) e os modelos de linguagem de grande porte (LLMs) orientados por IA estão prontos para fazer jus ao hype, criando uma nova forma de inteligência que pode até superar a criação do computador pessoal (PC) em termos de impacto. 

    Antes da GenAI, os conjuntos de habilidades da IA eram impressionantes, mas limitados - reconhecimento de objetos em imagens, quantificação de linguagem em texto ou processamento de números em conjuntos de dados maciços. Mas os LLMs podem fazer coisas que antes pensávamos ser exclusivamente humanas, como criar arte, escrever livros e fazer música. A inteligência desses modelos inclui recursos emergentes, novas habilidades inesperadas que não foram programadas.  

    À medida que a IA se acelera, as empresas que não apenas entendem e adotam a tecnologia, mas a utilizam de forma responsável, podem obter uma vantagem sobre seus pares. Nossas equipes estão adotando uma abordagem holística para a IA com a EY.ai, uma plataforma unificadora que combina nossa vasta experiência em estratégia, transformação, risco, garantia e impostos, com plataformas de tecnologia da EY e recursos de ponta. Facilitada por um ecossistema que abrange tecnologia, negócios e universidades, a EY.ai constrói confiança, ajuda a criar valor e aumenta o potencial.

    Mostrar recursos

    • Se a IA é uma força transformadora, como podemos garantir que seja uma força para o bem?

    (Chapter breaker)
    1

    Princípio 1

    Construindo confiança na AI

    Em um ambiente em rápida mudança, a definição de uma estratégia de IA exige uma visão equilibrada.

    O mercado de IA está em expansão, com a previsão da Goldman Sachs de que o investimento global se aproxime de US$ 200 bilhões até 2025. Mas se as empresas estão adotando amplamente a IA, por que apenas cerca de 22% a implementaram em grande escala? Para alguns, a escala limitada de implementação pode ser atribuída a vários fatores. Esses problemas vão desde a falta de talentos especializados em IA e preocupações com a segurança cibernética até os desafios de alinhar o potencial da IA com as metas estratégicas e garantir um investimento na tecnologia preparado para o futuro.

    Mas há outro problema que está bloqueando a implantação mais ampla da IA nos negócios: a falta de confiança. Grande parte da incerteza vem do estado de evolução da regulamentação global. Em pesquisa realizada pela EY, 65% dos CEOs acreditam que é necessário mais trabalho para lidar com os riscos sociais, éticos e criminais da IA. À medida que crescem as preocupações com a privacidade dos dados, a desinformação e os direitos de propriedade intelectual em torno da IA, os governos estão sentindo a pressão para estabelecer regulamentações eficazes.  No entanto, a tecnologia está evoluindo mais rapidamente do que eles conseguem acompanhar, o que faz com que os governos enfrentem o desafio contínuo de regulamentar os possíveis problemas que ainda não surgiram totalmente.

    Na EY, acreditamos que uma abordagem equilibrada da governança de IA promove a inovação e, ao mesmo tempo, mitiga os riscos. Ele dá voz a todos os stakeholders na decisão de como a tecnologia é usada. Em última análise, isso cria um ecossistema de informações saudável, capaz de otimizar melhores resultados para todos, ao mesmo tempo em que incentiva as novas ideias que impulsionam o crescimento econômico.

    As equipes da EY já estão ajudando a moldar diretrizes e estruturas de IA responsáveis com o Índice de Confiança EY.ai. Essa ferramenta integra considerações éticas, sociais e de políticas públicas relacionadas à IA. Estamos ajudando a preencher as lacunas de entendimento entre os stakeholders porque, em última análise, a regulamentação eficaz da IA exige coordenação entre setores, governos e países. Com base em nosso extenso histórico como líder global em auditorias de alta qualidade, ajudamos a construir a confiança nos mercados financeiros e estamos igualmente comprometidos em fazer o mesmo com a IA.

    A EY.ai foi projetado para oferecer às organizações tudo o que elas precisam para implementar uma IA responsável com confiança. Por exemplo, nosso trabalho de apoio a uma empresa biofarmacêutica global ajudou-a a identificar onde melhorar a governança de IA e a mitigação de riscos, tornando-se líder no uso ético de IA na área da saúde. 

    (Chapter breaker)
    2

    Princípio 2

    Criação de valor exponencial por meio de uma abordagem holística de IA

    Sua organização já iniciou o processo de avaliação de oportunidades entre silos?

    À medida que a IA se acelera, sua capacidade de transformar o desempenho e a produtividade pode se traduzir em um enorme valor em diversos setores, desde o bancário até o de saúde e o de bens de consumo. No entanto, para muitas empresas, o burburinho em torno da IA ainda não produziu avanços genuínos. Embora as organizações tenham adotado a IA de forma fragmentada ou lançado projetos-piloto, essas primeiras etapas importantes são uma resposta realista à incerteza. Mas como passar de projetos isolados para um roteiro estratégico coeso e abrangente para a transformação?

    Na EY, acreditamos que, para prosperar em uma era habilitada para IA, todas as empresas precisam repensar sua estratégia e operações, colocando os seres humanos no centro da transformação. Embora as empresas de setores altamente regulamentados enfrentem considerações diferentes, todas as organizações devem primeiro identificar onde está o valor. A identificação de áreas em toda a empresa em que a IA pode possibilitar a criação de valor — desde finanças, jurídico e tributário, até risco, atendimento ao cliente, cadeia de suprimentos e muito mais — apoia a abordagem confiante e transformadora, vital para desbloquear o valor verdadeiramente exponencial.  

    Estamos ajudando os clientes a perceber isso com o Modelo de Maturidade da EY.ai. Ele ajuda a avaliar a adoção de IA da sua empresa, identifica oportunidades de crescimento e o equipa com uma compreensão clara da sua posição no mercado e da conformidade ética. Isso promove o planejamento estratégico e o desenvolvimento de um roteiro eficiente de IA, preparando sua organização para aproveitar com responsabilidade os recursos transformadores da IA.

    A estrutura de valor da EY.ai apoia o modelo de maturidade, priorizando as iniciativas que têm o potencial de agregar o maior valor. Por exemplo, um cliente do setor bancário usou a IA para melhorar a cobrança de dívidas. No entanto, sua abordagem, isolada entre as equipes de risco, estratégia e operações, obteve apenas resultados modestos. Nós os ajudamos a desenvolver uma solução conectada que aproveitava a IA em três áreas - pessoas, processos e tecnologia - para fornecer os resultados transformadores que eles queriam. O projeto está reduzindo as perdas de crédito em cerca de US$ 25 milhões por ano, ao mesmo tempo em que oferece aos clientes um serviço melhor e mais personalizado. É um exemplo de como a reformulação de uma organização de ponta a ponta pode otimizar o desempenho, enriquecer as experiências dos clientes e dos funcionários e, por fim, explorar novas fontes de crescimento sustentável.  

    (Chapter breaker)
    3

    Princípio 3

    Aumentar o potencial das pessoas para gerar resultados extraordinários

    Enriquecer sua força de trabalho com novas oportunidades orientadas por IA pode ajudar a mudar a visão de seus funcionários sobre as possibilidades.

    A inteligência da IA poderia acelerar as soluções para alguns dos desafios mais complicados do mundo, como lidar com a mudança climática, eliminar a exclusão digital ou encontrar respostas para problemas complexos de saúde? A IA poderia até mesmo ajudar a reduzir a desigualdade social, equipando os trabalhadores menos qualificados com novos recursos e facilitando o acesso a oportunidades de aprendizado? Acreditamos que quando os recursos de IA aumentam a inteligência humana, o impacto pode ser extraordinário. As empresas podem começar agora, usando a IA para inovar as funções de trabalho, capacitar seu pessoal e dimensionar sua inteligência coletiva.

    O potencial da IA é empolgante, não apenas para aumentar a produtividade das equipes, mas também para enriquecer as experiências de clientes e funcionários. Quando as tarefas rotineiras são automatizadas, os funcionários ficam livres para dedicar mais tempo ao diálogo com clientes e colegas, fazendo perguntas novas e melhores, além de fornecer respostas. Eles têm tempo e espaço para executar tarefas cognitivas de alto nível que contribuem para a solução de desafios mais complexos.

    Nosso compromisso com o poder transformador da IA pode ser visto nos produtos que desenvolvemos, como o nosso EY Intelligent Payroll Chatbot. Essa ferramenta, desenvolvida em colaboração com a Microsoft, foi projetada para lidar com eficiência com aproximadamente 50% das consultas de folha de pagamento, aprimorando o suporte para as equipes de RH de nossos clientes, modernizando assim a folha de pagamento e o atendimento aos funcionários. A integração perfeita desse chatbot aos processos operacionais agiliza as funções, responde com eficiência às perguntas dos funcionários e permite que as equipes de RH se concentrem melhor no trabalho estratégico.

    A IA tem o potencial de criar oportunidades para que as organizações estabeleçam novas funções e aprimorem o desenvolvimento de habilidades em sua força de trabalho. Essa perspectiva é compartilhada pelos CEOs que pesquisamos, com 65% dizendo que o impacto da substituição de humanos pela IA na força de trabalho será contrabalançado por novas funções e oportunidades de carreira.

    É claro que sabemos que as mudanças na forma como trabalhamos nem sempre são confortáveis, mesmo quando são positivas. É por isso que estamos ajudando os clientes a aproveitar a IA no local de trabalho para criar essa colaboração perfeita entre humanos e IA que proporciona melhores resultados. Isso inclui a integração de novas tecnologias com sistemas legados e a ajuda na criação de uma cultura de aprendizado contínuo.  

    Sumário

    Tudo o que fazemos está ancorado em nosso propósito de construir um mundo de negócios melhor e em nossos valores fundamentais - integridade, respeito e ética - e é concretizado por pessoas da EY que são profissionais, colaborativas e inclusivas. Somos motivados a construir um mundo de negócios melhor, criando valor de longo prazo para nossos clientes, pessoas, comunidades e sociedades.

    Embora a IA transforme aspectos do que fazemos ou mude a forma como o fazemos, esses valores permanecem em nossa essência. Os aspectos intangíveis que regem nossas ações tornam-se mais importantes do que nunca em uma transformação habilitada por IA. Depende de uma abordagem responsável e centrada nas pessoas para seu projeto, implantação e governança. A EY está comprometida em ser uma voz de liderança para um uso mais equitativo e responsável da IA, permitindo o crescimento sustentável e capacitando as pessoas e a sociedade para um mundo de negócios melhor.

    EY.ai, uma plataforma unificadora

    Reunindo experiência multidisciplinar com nossos recursos de IA de ponta e um ecossistema holístico, ele gera confiança, cria valor e aumenta o potencial.

     Saiba mais