10 Minutos de leitura 9 out 2023
Assumindo as tarefas noturnas com tecnologia digital

Como a inteligência artificial pode aumentar uma força de trabalho centrada nas pessoas

Por Jonathan Sears

EY Global People Advisory Services Global Technology Leader; US East Leader

Passionate about people and helping clients navigate the always-evolving world of digital and technology to improve the people experience. Loves travel and golf.

10 Minutos de leitura 9 out 2023

A IA está mudando as abordagens à estratégia de talentos, ao risco e à resiliência. É crucial combinar ganhos operacionais com uma mentalidade que prioriza as pessoas.

Duas perguntas a fazer

  • Como sua estratégia digital incentiva conexões humanas?
  • Como a IA generativa e outras tecnologias evoluirão e adaptarão a cultura organizacional e a experiência dos funcionários? 

Independentemente das ferramentas da força de trabalho, são as pessoas que, em última análise, visualizam, constroem e vivenciam as mudanças sísmicas no status quo do trabalho. As chances de negócios sustentáveis e de crescimento de capacidades dependem de as organizações manterem uma mentalidade que prioriza as pessoas enquanto integram novas tecnologias.

A capacidade da inteligência artificial (IA) generativa de converter a entrada do usuário em resultados valiosos – código personalizado, análise de dados, rascunhos de relatórios – é um grande negócio. A Forrester estima que os gastos com software de IA atingirão 64 bilhões de dólares até 2025, durante um período turbulento em que a transformação digital está convergindo com o mercado de trabalho, incerteza econômica e geopolítica. Cada desafio exige que as organizações pensem em estratégias de negócios multidimensionais que maximizem a eficiência, minimizem custos e riscos e cultivem uma força de trabalho preparada para o futuro.

Nenhuma ferramenta ou solução única pode abordar as inúmeras mudanças, desafios e oportunidades potenciais que a força de trabalho moderna enfrenta. À medida que as organizações refinam as suas abordagens à flexibilidade de como e onde o trabalho é realizado, também precisam de melhorar, requalificar, atrair e reter as pessoas certas no meio de uma corrida longa e em evolução pelo talento. As organizações precisam de implementar as ferramentas e processos mais eficientes para criar valor sustentável, ao mesmo tempo que investem nas competências, na carreira e no crescimento pessoal da força de trabalho para criar uma experiência mais excecional para os colaboradores.

Para aproveitar todo o potencial da IA generativa — ou de qualquer tecnologia — as organizações precisam trazer uma perspectiva holística e centrada nas pessoas para um mundo de trabalho cada vez mais digital. Em vez de nos concentrarmos apenas nas capacidades da IA generativa, é importante considerar como a sua utilização pode melhorar as realidades operacionais e experienciais do “próximo normal” do trabalho.

Foto Aproximada De Mulher De Negócios Com Óculos Laranja
(Chapter breaker)
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Capítulo 1

Reimaginando o trabalho digital

A IA generativa tem o potencial de mudar a forma como o trabalho é realizado, mas esse potencial deve ser aliado a um propósito claro.

A capacidade dos sistemas de IA para melhorar a experiência de trabalho já está repercutindo nas estratégias orçamentais, de contratação e operacionais das empresas globais. De acordo com o Relatório sobre o Futuro do Emprego do Fórum Econômico Mundial, as empresas estão antecipando uma mudança sustentada no mercado de trabalho, com um foco crescente no investimento em IA e no potencial de automação. Os entrevistados esperam uma rotatividade de 23% nos empregos nos próximos cinco anos, entre a criação de novas funções e a redução de outras. As categorias profissionais de maior crescimento em relação ao seu tamanho atualmente estão relacionadas à tecnologia, com especialistas em IA e aprendizado de máquina no topo da lista. 

Os entrevistados esperam uma

23%

rotatividade de empregos nos próximos cinco anos.

Isto corresponde às conclusões do EY 2023 Work Reimagined Survey, onde 84% dos empregadores afirmam que esperam ter implementado IA generativa nos próximos 12 meses. Esta expectativa está associada a um sentimento geralmente positivo em torno da tecnologia, especialmente no que se refere a novas formas de trabalhar. Dos empregados e empregadores entrevistados na pesquisa, 33% vêem benefícios potenciais para a produtividade e novas formas de trabalhar, com 44% positivos vendo benefícios para a realidade do trabalho flexível. 

Sentimento positivo de

33%

veem benefícios potenciais para a produtividade e novas formas de trabalhar.

Sentimento positivo de

44%

veem benefícios para a realidade do trabalho flexível.

Para os colaboradores, esta positividade pode estar ligada ao potencial da IA generativa, e não à experiência com ela, já que apenas 49% dos colaboradores estão utilizando ou esperam utilizar a tecnologia no próximo ano. 

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    Um mapa de calor que mostra a percepção líquida positiva do impacto da GenAI com base no setor. As organizações da indústria de tecnologia, mídia e telecomunicações são geralmente mais positivas em relação à GenAI do que as da indústria de defesa, por exemplo.

Embora o potencial da IA generativa possa ter-se tornado amplamente popular há relativamente pouco tempo, esta mudança é um capítulo numa reimaginação mais ampla das realidades do trabalho digital. Tal como acontece com o crescimento da capacidade e disponibilidade de ferramentas e processos para trabalho remoto e híbrido, a IA generativa pode mudar fundamentalmente a forma como o trabalho é feito, influenciando ao mesmo tempo a experiência de trabalho.

É importante ressaltar que esta integração mais profunda da IA no mundo do trabalho não significa uma substituição total de pessoas por causa da IA. Em vez disso, existe provavelmente uma percentagem de tarefas para cada funcionário que pode ser apoiada por ferramentas de IA, aumentando a capacidade de uma organização e, ao mesmo tempo, equipando melhor os funcionários. A IA pode apresentar um primeiro rascunho de um trabalho, mas são pessoas bem treinadas e confiáveis que tomam as decisões finais. As pessoas ficam então livres para se concentrarem em tarefas de maior valor, alimentadas pela inovação e criatividade.

O valor sustentável não vem da tecnologia em si, mas daquilo que as pessoas realizam com ela. 

Ainda assim, é difícil concretizar todo o potencial destas ferramentas sem um propósito claro. Adotar a tecnologia apenas pela tecnologia acarreta riscos inerentes: uma nova tecnologia mais um processo desatualizado equivalerá apenas a um processo antigo e caro, criando uma experiência inferior para funcionários e clientes. O valor mais sustentável da adoção da tecnologia não vem do que a tecnologia faz, mas do que o usuário pode fazer com ela.

Com isto em mente, podemos traçar o impacto potencial da IA generativa em duas categorias poderosas de casos de uso: colaboração de IA e estratégia de talento e governação.

Colaboração de IA

As organizações terão de avaliar como a IA poderá influenciar tanto as funções de back-office como o trabalho voltado para o cliente. Por exemplo, a IA pode ser vista como um assistente digital adicional que assume tarefas analíticas ou técnicas em massa em uma primeira instância. Os funcionários podem utilizar suas ferramentas de IA para tarefas rotineiras ou repetitivas. A Pesquisa de Experiência do Trabalhador Digital da Gartner descobriu que 47% dos trabalhadores digitais lutam para encontrar as informações ou dados necessários para desempenhar eficazmente o seu trabalho, apresentando uma oportunidade para ferramentas baseadas em IA e tecnologias colaborativas aumentarem a eficiência.

Mais abrangente para uso interno é a influência da IA generativa em funções de negócios, como RH e folha de pagamento (via ey.com US). As ferramentas de IA podem realizar análises contínuas dos indicadores de desempenho dos funcionários e recomendar oportunidades de treinamento e qualificação. Por meio de credenciais e autenticação individualizadas, as ferramentas de IA podem fornecer diferentes níveis de informações apropriados à antiguidade e ao cargo do solicitante. Essas tarefas digitais podem ser executadas de forma independente, 24 horas por dia, permitindo que relatórios ou sinais de alerta sejam entregues constantemente. Isto é mais robusto do que a automação tradicional porque estas novas ferramentas têm um contexto mais profundo e capacidades generativas.

Talento e governança

A capacidade da IA generativa de identificar oportunidades de formação para os funcionários também pode contribuir para uma avaliação global das competências que as organizações têm agora e necessitarão no futuro. A capacidade de personalizar essas tecnologias pode permitir novas maneiras de criar um caminho de desenvolvimento de carreira em sintonia com a experiência dos funcionários e as necessidades do negócio.

É importante ressaltar que a implementação de IA generativa em nível empresarial com grandes conjuntos de dados e materiais confidenciais pode ajudar a facilitar os exercícios de conformidade, ao mesmo tempo que cria áreas de risco potencial. Essas ferramentas de IA desenvolvidas especificamente podem automatizar a coleta, limpeza e interpretação de dados, ao mesmo tempo que resumem as descobertas e oferecem recomendações a partir delas. Estas tarefas precisam de ser realizadas no contexto da estrutura ética de governação da IA de uma organização, mantendo barreiras de proteção adequadas às necessidades específicas de uma organização. Os resultados da IA generativa devem ser vistos como primeiros rascunhos, com pessoas fazendo ajustes e avaliações finais do trabalho.

Mas diretrizes apropriadas podem tornar o primeiro rascunho ainda melhor.

Para funções de negócios que exigem retenção em massa de certos tipos de dados para manter a conformidade regulatória, ou controles de privacidade mais rigorosos, as ferramentas de IA generativa precisam seguir políticas de acesso e retenção claramente definidas e transparentes e ter processos em vigor para monitorar possíveis riscos legais em torno do uso. ou aproveitamento de propriedade intelectual.

Esta necessidade estende-se às ferramentas de RH habilitadas para IA para avaliar oportunidades de melhorias na comunicação interna, mudança de processos ou investimentos em tecnologia, ou outros desafios invisíveis. Ao combinar avaliações quantitativas e qualitativas da força de trabalho, tanto com ferramentas de IA como fora delas, os líderes podem compreender melhor o estado da cultura e das capacidades organizacionais. A industrialização da análise de múltiplas fontes de dados pode ajudar a identificar pontos positivos ou críticos relacionados à retenção de funcionários e responder e antecipar oportunidades de forma rápida, profunda e consistente.

Da mesma forma, esta avaliação pode sinalizar potenciais riscos regulatórios ou de conformidade em tempo real. Mas a eficácia e a confiabilidade desta atividade dependem de um quadro ético generativo de IA e de um modelo de governança apropriados, incluindo o combate a potenciais preconceitos transmitidos através de dados de formação públicos e a prevenindo a reciclagem da toxicidade recebida em determinadas entradas de dados.   

Mesmo com a necessidade de gestão e manutenção regulares de ferramentas generativas de IA, estes sistemas podem proporcionar uma melhor visibilidade sobre como uma organização está operando e organizando-se para o “próximo normal” do trabalho.

Colegas de trabalho trabalhando e conversando no telhado contra a paisagem urbana de Londres à noite
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Capítulo 2

IA, autenticidade e experiência do funcionário

São as pessoas que usam a tecnologia. As organizações devem manter a experiência humana de trabalho no centro da implementação de IA generativa.

Por mais entusiasmante que a IA generativa possa ser na reinvenção do trabalho, o seu potencial só pode ser concretizado pelas pessoas que a utilizam. Alcançar esse potencial também depende da expansão da capacidade que cada um de nós tem inerentemente com novas ferramentas, com insights mais bem interligados e com a sua entrega rápida, sem perder a nossa humanidade no processo.

Esta adoção de novas tecnologias deve ser considerada parte de um estado constante de transformação digital, cujas possibilidades de sucesso estão intimamente ligadas à forma como as preocupações emocionais e racionais dos colaboradores são abordadas e respeitadas. Uma abordagem mais cuidadosa à integração generativa da IA pode levar a uma influência mais positiva na experiência geral dos funcionários.

Todos os colaboradores são influenciados pela utilização de tecnologias nas suas vidas pessoais – comércio eletrônico, interação com o consumidor, acesso à informação – o que cria uma expectativa no local de trabalho, e essa expectativa pode diferir drasticamente entre gerações. Os funcionários mais jovens sentem-se mais confortáveis em combinar as suas vidas física e digital, alternando perfeitamente entre interações e atividades online e presenciais, sem tanta separação entre as duas. Isto, combinado com o fato de a Geração Z atribuir um elevado valor à autenticidade, transparência e integridade (via ey.com US) nas suas interações apresenta uma consideração importante para a implementação da IA generativa e influência na retenção e atração de talentos.

Tudo isso aponta para o fato de que não existe uma abordagem única para a adoção de tecnologia. Os funcionários mais jovens podem ter acesso a mais autoatendimentos baseados em IA, por exemplo, enquanto mais treinamento e esforço de adaptação podem ser oferecidos aos funcionários menos confortáveis com novas ferramentas.

Em última análise, a tecnologia tem um papel importante a desempenhar na forma como pensamos sobre nós mesmos e operamos no local de trabalho e fora dele, e equilibrar as nossas tendências e necessidades de uma forma ponderada promoverá uma experiência de funcionário que atrai e retém funcionários valiosos. A Pesquisa EY 2023 Work Reimagined mostra que apenas 17% dos funcionários e 22% dos empregadores estão priorizando o treinamento em habilidades generativas relacionadas à IA em 2023, ficando muito abaixo do desejo de melhor treinamento para melhorar as habilidades e ferramentas de trabalho remoto, a principal prioridade para ambos. empregados (41%) e empregadores (52%). Mesmo que o foco das competências agora seja mais na melhoria da experiência geral de trabalho, o aumento da implantação de ferramentas de IA generativas aumentará a necessidade de as pessoas serem capazes de as utilizar.

As organizações devem considerar abordar a IA generativa com um equilíbrio entre o apreço pelo seu papel numa estratégia abrangente de força de trabalho e a consciência dos potenciais desafios que podem surgir. Aqui estão quatro áreas de foco:

Avalie como a IA generativa pode capacitar seu pessoal

É importante compreender como a IA generativa pode se adequar melhor à sua organização e como essa implementação pode criar oportunidades e riscos para as suas operações e estratégia de pessoal. As ferramentas de IA generativa podem criar primeiros rascunhos de relatórios ou análises interpretativos, economizando tempo e energia para que os funcionários se concentrem nas avaliações finais e nos passos a seguir. A IA generativa pode desempenhar um papel semelhante nas considerações sobre talentos em toda a organização, influenciando a aquisição de talentos, integração, gestão de desempenho, aprendizagem e desenvolvimento de habilidades e muito mais.

Explore riscos potenciais e preocupações de segurança

Qualquer implementação de uma tecnologia poderosa como a IA generativa cria o potencial de riscos que devem ser considerados e mitigados. Estes riscos podem estar diretamente relacionados com a própria tecnologia, por exemplo, tendo em vigor proteções regulamentares, de conformidade, de segurança cibernética e de privacidade adequadas para que ferramentas de IA generativas possam aceder a fontes de dados díspares. Também devem ser criados processos para ter em conta preocupações de precisão e confiabilidade com resultados de IA generativos. Os riscos também podem resultar da forma como os sistemas generativos de IA estão bem integrados para combater preconceitos e refletir a estratégia de diversidade, equidade e inclusão (DE&I) da sua organização. Da mesma forma, as organizações devem avaliar a resistência potencial dos funcionários à IA generativa e avaliar quais ações adicionais podem ajudar a apoiar uma cultura organizacional positiva.

Considere tamanho, escopo e custo

Os sistemas de IA generativa podem ser personalizados, exigindo uma decisão sobre qual modelo de IA generativa é adequado à finalidade. Isto inclui avaliar o desempenho e as compensações de custos com considerações relacionadas aos potenciais benefícios relacionados ao talento. As organizações também precisam avaliar suas considerações atuais e futuras de infraestrutura baseada em conhecimento para usar ferramentas generativas de IA e projetar e construir o grande modelo de linguagem para habilitar o sistema. Parte desta fase de avaliação pode incluir a exploração de potenciais parcerias e alianças industriais.

Trace o caminho a seguir com as pessoas no centro

A eficácia da tecnologia depende, em última análise, de como as pessoas a utilizam. As organizações devem desenvolver um roteiro abrangente sobre como o seu pessoal será treinado para usar novas ferramentas de uma forma que os ajude a se sentirem capacitados para se concentrarem em tarefas de maior valor. A implementação de métricas que medem o sentimento da força de trabalho associado à confiança e à adoção da nova tecnologia ajudará as organizações a ajustar a sua estratégia conforme necessário através da transformação digital. 

Resumo

A IA generativa já está mudando a forma como as organizações pensam sobre como criam e oferecem valor sustentável num mundo cada vez mais turbulento. Não é uma questão de quando a IA afetará a forma como os negócios são feitos, em qualquer setor, mas sim de quão preparadas estão as organizações para maximizar a tecnologia para os seus clientes e funcionários, mantendo as pessoas no centro. Os líderes que aproveitarem esta abordagem estarão em melhor posição para perceber os benefícios de reimaginar o trabalho digital de uma forma responsável e sustentável.

Sobre este artigo

Por Jonathan Sears

EY Global People Advisory Services Global Technology Leader; US East Leader

Passionate about people and helping clients navigate the always-evolving world of digital and technology to improve the people experience. Loves travel and golf.